Dor lombar x Repouso

Dor lombar x Repouso

Estou com dor, devo fazer repouso?

Esta é uma duvida muito comum, e até polêmica.

Muitas vezes o paciente entra na crise, vai ao médico e este recomenda repouso.

O que a maioria faz?

Volta para casa, toma o medicamento e fica 5 dias deitado.

Isto está correto? Sim ou não?

Definitivamente não.

Quando o médico orienta repouso, ele não quer dizer repouso absoluto por cinco dias. Não na maioria das vezes. Cada  caso deve ser avaliado minuciosamente. Levando em conta intensidade e causa da dor.

O repouso é sim, eficaz na dor aguda, repouso neste caso serve para reduzir as atividades que irritam e aumentam a dor. Como pegar peso, realizar movimento de flexão do tronco, evitar compensações ao sentar.

Em casos de hérnias discais oriento meu paciente deitar-se de barriga para cima(decúbito dorsal), joelhos flexionados e pés apoiados sobre a cama formando um ângulo de 90°, com o objetivo de retificar a região lombar, reduzindo a pressão sobre os discos e a musculatura lombar. Como dito antes a duração é variável dependendo da patologia e da intensidade da dor. Em media dura de três a quatro dias se estendendo no até cinco, seis dias. Mais cada caso é um caso. Cada ser é único.

O repouso deve ser feito com cuidado, pois também provoca efeitos deletérios ao aparelho locomotor. Assim que a dor diminui o paciente deve ser encorajado a andar, e retornar aos poucos as suas atividades normais. Acesse a página da Mais Fisio e saiba sobre nossas especialidades. Saiba mais no site do INTO

Deixe uma resposta

Fechar Menu