5 Fatores que provocam dores na coluna

Sabemos hoje que existem vários fatores que influenciam no aparecimento da dor na coluna. Falaremos um pouco sobre cinco fatores que provocam dores na coluna em grande parte dos brasileiros.

São eles: Fatores ambientais, fatores sociais, fatores psicológicos, fatores clínicos e fatores físicos.

Estes cinco fatores influenciam negativamente na qualidade de vida das pessoas por causarem ou intensificarem as dores na coluna. Dificilmente a dor  na coluna é causada apenas por um deste cinco fatores.

Apesar dos avanços científicos é muito difícil identificar precisamente a razão da dor na coluna.

Pois nem sempre protusões discais, desgastes articulares, hérnias, osteófitos (“bico de papagaio”) vão gerar dor na coluna por si só. Ou pelo menos não geram dores tão intensas.

Pesquisas demonstram que a dor é subjetiva, vai variar de pessoa para pessoa em tipo, intensidade, tempo de instalação e local. Pessoas com diagnóstico de  patologia de coluna iguais, podem apresentar sintomas muitos diferentes. Desde dos sintomas mais leves até os mais incapacitantes.

Os sintomas mais comuns causados pelos cinco fatores citados que provocam dor na coluna, são,  dor, fraqueza muscular, diminuição da amplitude do movimento, dificuldade para realizar alguns movimentos e permanecer em algumas posturas. Isto pode acontecer devido a inflamações, edemas e disfunções mecânicas na coluna, causadas pela inter-relação dos fatores ambientais, sociais, culturais, psicológicos, físicos e clínicos.

A situação socioeconômica do paciente influencia no seu bem estar geral e na saúde da sua coluna.

A depressão e a ansiedade afetam o sistema nervoso, alterando o limiar de dor, a circulação e causando até mesmo disfunções endócrinas.

A falta de exercício físico aumentam as chances de desenvolver diabetes mellitus,  sobrepeso, que interferem na saúde da coluna podendo causar dor.

A privação de sono e a fadiga dos músculos por sedentarismo ou excesso de atividade não direcionada, favorece o aparecimento de desvios posturais como escoliose, hipercifoses, hiperlordose, retificação da coluna provocando dor e limitação.

A maioria dos pacientes apresentam um ou mais fatores que provocam dores na coluna  e acelera o processo de desgaste articular, aumentando  o risco de formação hérnias de discos.

Sendo assim, cuide bem da sua coluna, evite as dores, desenvolva hábitos saudáveis e preventivos.

Se você identificou que possui  um ou mais dos cinco fatores que comprometem a saúde da sua coluna, tome uma atitude agora mesmo.

Comece com pequenos hábitos e logo você se livrará das dores na coluna.

Se não possui nenhum desses fatores, você está de parabéns, continue assim e tenha uma vida sem dor na coluna. Se quiser assista o vídeo no youtube:

Acesse a página da Mais Fisio e saiba sobre nossas especialidades

Saiba mais no site do INTO