Método Pilates

Método Pilates

O Método Pilates baseia-se em princípios desenvolvidos pelo seu criador Joseph Pilates, que propõem exercícios de alongamento e fortalecimento hoje muito utilizados para prevenção e tratamento de diversos problemas de saúde. Saiba como este método pode te ajudar a se livrar das dores.

Inicialmente os exercícios eram voltados para bailarinos, para melhora do desempenho e recuperação de lesões. Com o passar do tempo o método se mostrou um excelente recurso para prevenção e tratamento de lesões para todo tipo de pessoa, desde sedentários até mesmo atletas. No Brasil o método se torna mais popular a cada dia. E é crescente o número de pessoas adeptas ao método pilates principalmente para tratamento e prevenção de lesões.

Porque o método pilates se destaca como técnica de tratamento de dores diversas?

Como o método pilates compõe-se de exercícios de baixo impacto, alongamentos e fortalecimento global, podendo ser realizados no solo, com auxilio de acessórios como bolas, faixas elásticas, caneleiras, e nos equipamentos específicos do método pilates,  usando os princípios do método como contração do CORE(músculos abdominais, períneais e glúteos), contrologia que é o controle consciente dos movimentos, fluidez,suavidade, tranqüilidade, organização e  concentração os exercícios são adaptados e instruídos de acordo com as disfunções encontradas na avaliação e respeitando a individualidade, biomecânica e fisiológica de cada aluno. Apresentando muito mais resultado do que atividades generalistas que não possui foco na queixa principal do individuo.

No livro, A ciência do pilates, a autora Janaina Cintas, disserta para profissionais da área sobre a importância dos conhecimentos de anatomia, osteologia, fisiologia e biomecânica durante as aulas de pilates para influenciar de forma positiva e obter o máximo de beneficio e resultados para o aluno em cada movimento e exercício realizado.

Entre fitness e reabilitação

Como neste método os exercícios envolvem contrações concêntricas, excêntricas e isométricas, o treinamento visa melhorar a força, estabilidade e flexibilidade corporal (SILVA;MANNRICH,2009). Melhorando a condição de saúde geral de atletas, bailarinos, gestantes, jovens, idosos e até crianças.

 No Brasil apenas fisioterapeutas e profissionais de educação física podem ser instrutores de pilates. Diversos artigos apontam que o método previne lesões e proporciona alívio das dores crônicas (SACCO et al. , 2005)

  A técnica de Pilates ganha recursos e equipamentos como o columpio (tecido), a lira que tem origem a arte circense  e cria uma vertente chamada pilates aéreo ou suspensus, na hidroterapia  se torna hidropilates, adicionando circuito e exercícios funcionais pilates funcional,  com velocidade   pilates fitness e  pilates terapêutico para tratar problemas ortopédicos e musculares. Independente do nome de marketing aplicado ao método, todas essas vertentes tem bases sólidas nos princípios do pilates clássico, o puro pilates criado por Joseph. Qualquer coisa diferente disso deixa de ser considerado pilates.

O que torna o pilates o queridinho do momento em reabilitação?

O que torna o pilates o queridinho do momento em reabilitação?

O Pilates é um método de tratamento conservador, personalizado, mesmo quando os exercícios são realizados em grupos, é um método de exercícios preventivos e curativos.

Muitas pesquisas vem sendo realizadas em diversos países sobre os efeitos do pilates na saúde e na reabilitação.      (ANDERSON, 2010).

Acesse aqui o link.

Se você leu o texto já esta por dentro de como funciona este método, se possui algum problema de saúde ou apenas necessita realizar uma atividade física viu que o pilates pode ser um grande aliado para quem não quer ou não pode realizar exercícios de impacto. Não espere mais!  É importante lembrar que é um investimento realizado para a sua saúde, então procure profissionais capacitados e que lhe ofereçam segurança durante à pratica dos exercícios, pois como qualquer outra atividade física também existem riscos e contra-indicações mesmo que mínimos.

Em Rio das ostras existe em media mais de 15 estúdios de pilates, variando em capacidade total de atendimento e vários estilos do método. Livre-se das dores ou   previna-se delas, evite possíveis cirurgias, tenha qualidade de vida cuidando da sua saúde e bem-estar.

REFERÊNCIAS

ANDERSON, Brent. Fitting Pilates into a Rehabilitation Practice. The Interdisciplinary Journal of Rehabilitation, v. 23, n. 5, p. 24-26, jun. 2010.

SACCO, I. C. N. et al. Análise biomecânica e cinesiológica de posturas mediante fotografia digital: estudo de casos. Revista brasileira de ciência & movimento, v. 11, n. 2, p. 25-33, 2003.

SILVA, A. C. L. G.; MANNRICH, G. Pilates na reabilitação: uma revisão sistemática. Fisioterapia e movimento, Curitiba, v. 22, n. 3, jul./set. 2009. Disponível em: www.bases.bireme.be  Acesso em:29/set.2019. Clique aqui e visite nossa home.

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